Antevisão/Preview: Internet Explorer 9

Foi hoje disponibilizada a versão Beta pública do Internet Explorer 9 e o DataBits fez uma antevisão do que será um forte candidato na guerra dos browsers.

Nota: Os testes apresentados nesta antevisão foram feitos nas mais recentes versões estáveis dos browsers Mozilla Firefox (3.6.10) e Google Chrome (6.0.472.59) e na versão Beta do Internet Explorer 9 (9.0.7930.16406).

Antevisão Internet Explorer 9

Depois de instalada a Beta do Internet Explorer 9 deparámo-nos com um novo ícone mais moderno e uma nova interface mais simplista e limpa.

Os separadores situam-se ao lado da barra de endereço/pesquisa e a barra de favoritos e a barra de estado estão ocultas por defeito (no entanto é possível colocá-las nas opções respectivas). Esta interface é claramente pensada nos utilizadores normais, pois que para os que usam 10 ou mais separadores em simultâneo, pode-se tornar mais embaraçoso e complicado trabalhar com esta nova interface.

No lado direito encontram-se três botões: Um botão Home, um botão Favoritos que activa a barra lateral onde se podem consultar os favoritos, feeds e histórico, e um botão Opções onde nos é apresentado um menu mais simplificado e organizado.

Esta versão do Internet Explorer conta ainda com suporte a aceleração de hardware (a placa gráfica processa todas as imagens e o texto em vez do processador) e suporte nativo e melhorada de HTML5. As animações são bastante suaves e rápidas.

A aceleração do GPU pode ser testada num website da Microsoft. O website apresenta uma quantidade de peixes (canvas de HTML5) escolhida pelo utilizador e mostra os FPS. As próximas imagens mostram os resultados (clique nas imagens para ver em tamanho maior).

IE9

Firefox 3.6.10

Chrome 6

Também conta com suporte às JumpLists do Windows 7 e permite afixar os seus websites favoritos à barra de tarefas.

Quando um website é afixado à barra de tarefas, as cores do browser mudam de acordo com a cor dominante do logo do site.

Se carregarmos no clique direito em cima do site, aparecem-nos as tarefas relativas a esse site.

Estas funcionalidades são compatíveis com um número bastante grande dos maiores sites como Facebook, Twitter, MySpace, LinkedIn e até mesmo o site da BMW.

A versão Beta do Internet Explorer 9 obteve uma pontuação de 95 no Acid3 contra 100 do Chrome e 94 do Firefox. É necessário acentuar que esta é uma versão Beta, mas mesmo assim ainda consegui ganhar a uma versão estável do Firefox.

Quanto à memória utilizada é inferior ao Firefox e ao Google Chrome pelos testes que fizemos.

O número de processos também aumenta consoante o número de separadores ou janelas abertas, tal como acontece no Chrome, o que é uma óptima funcionalidade, pois se um separador bloquear, os outros continuam a funcionar normalmente.

O Windows Internet Explorer 9 parece-nos um concorrente de peso na guerra dos browsers. O programa está mais limpo, simples e leve, e a equipa de desenvolvimento está a fazer um óptimo trabalho a desenvolvê-lo com alvo nos novos standards da Internet.

Advertisements

Sobre Elisiário Couto

http://elisiariocouto.pt
Esta entrada foi publicada em Antevisões, Browsers, DataBits, Internet, Software com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s