Crossfire/SLI – Vantagens e Desvantagens

SLI e Crossfire designam tecnologias que basicamente utiliza duas ou mais placas de vídeo em simultâneo, que tem como objectivo melhorar a capacidade do computador no que diz respeito a jogos mais pesados. Mas vocês sabem como utilizar esta tecnologia, e quais as possibilidades que mais se adequam ao vosso modo de utilização?

A primeira empresa a pensar na ideia de colocar duas placas para trabalhar em paralelo, melhorando assim a qualidade gráfica, foi a 3Dfx, que usava a sigla como Scan Line Interleaving, que basicamente dividia as linhas do monitor entre as placas de vídeo, fazendo com que cada uma respondesse por aproximadamente metade do conteúdo renderizado durante os Jogos.

Alguns anos depois, a nVidia comprou a 3Dfx e adaptou a tecnologia, mudando inclusive o significado da sigla para Scalable Link Interface. Desde então, diversas maneiras de associar as placas já foram criadas, pela nVidia e sua rival ATI, que faz uso da expressão Crossfire para designar sua frente ao SLI.

No entanto, há aspectos económicos a ter em conta. Isso deve-se ao fato de um sistema para associar placas de vídeo demandar uma placa mãe compatível com ele e que contenha minimamente duas slots PCI Express 16X, o que já aumenta um pouco o preço do produto. Além disso, será necessária uma fonte potente para dar conta de duas placas de vídeo, que são um dos componentes que mais consomem energia num computador.

Outro detalhe interessante é que, em alguns casos, é bem mais simples, cómodo e funcional comprar uma placa de vídeo dupla em vez de associar duas em Crossfire, por exemplo. Este caso pode ser bem elucidado pela HD 4870X2, uma placa dupla que é mais potente que uma associação em Crossfire de duas HD 4870.

No entanto, a vantagem para quem tem um computador pronto para associar placas é a possibilidade de actualizá-lo acrescentando placas de vídeo com o tempo. Se você tem uma fonte poderosa e três entradas PCI Express para a associação, é possível que você compre uma óptima placa hoje, acrescente outra daqui 6 meses.

O SLI ou Crossfire é a contramão do bom senso, pois aumenta o custo do hardware para 150 ou até 500 € só em placas de vídeo (quase o preço do upgrade para um novo PC, com monitor de LCD, Dual Core e suporte a 64 bits) e está super dimensionado para qualquer jogo comercial actual ou que venha a ser lançado nos próximos 6 meses. Os monitores LCD de 17 ou 19 polegadas têm resolução nativa de 1280 x 1024, e não é necessária nenhuma solução exótica para conseguir jogar bem nessa resolução com um investimento bem menor. Para quem ainda usa CRT de 17 polegadas e 1024 x 768, não é preciso comentar muito.

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Hardware com as etiquetas , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s